Escadas de Ferro

imagem escadas de ferro

Escadas de Ferro

Quando pensamos em escadas de ferro, geralmente o primeiro e mais clássico modelo que vem a nossa mente é a escada caracol.

Porém, no mercado existem diversos tipos de escadas que podem ser aplicados sem sua residência, apartamento, condomínio, ou empresa.

A JC Serralheria Porto Alegre se especializou no desenvolvimento de escadas de ferro para diversos ambientes, em nossas soluções você encontra qualidade, preço justo e alto acabamento em escadas.

Precisando de uma escada de ferro para ambientes externos ou internos? Conte os serviços da JC Serralheria em Porto Alegre, projetemos, fabricamos e instalamos diversos tipos de escadas de ferro conforme sua necessidade.

Conheça os principias tipos de escadas de ferro

Escada Reta

As escadas de ferro reta, são ideais para conectar dois pisos. Presente em muitas casas, apartamentos e indústrias, esse tipo de escada é um elemento que não passa despercebido na arquitetura e decoração de qualquer ambiente.

Uma escada de ferro reta, pode ser composta por diversos elementos que darão um aspecto inovador e muito atraente para os locais onde são instaladas.

Quem opta por um modelo de escada reta pode apostar na união dos componentes para deixar a escada muito mais moderna e elegante.

Afinal esse modelo de escada pode ser decisivo na hora de dar a identidade para um projeto, já que é possível utilizar diferentes cores e acabamentos nesse modelo de escada.

Para o guarda-corpo de uma escada de ferro reta, podemos utilizar o vidro temperado, tubos de aço, tubos em inox e até mesmo tubos em alumínio. Afinal este tipo de escada é extremamente versátil e adaptável a qualquer decoração.

Serralheria JC em Porto Alegre fábrica e instala escadas de ferro retas em ambientes externos e internos com ótima qualidade e preço justo.

Uma ótima dica para deixar os ambientes mais claro e moderno, é combinar a escada de ferro com o vidro. Utilizar o vidro ajuda manter um estilo sofisticado e minimalista na decoração.

Veja alguns exemplos de escada de ferro reta

Escadas em L

Utilizar escadas de ferro em L nos espaços pequenos é muito indicado, já que este é um produto de fácil personalização quando desenvolvidas por uma serralheria.

As escadas que possuem sua construção no formato de L precisam ter o pé direito mais alto para funcionarem bem.

Este tipo de escada é facilmente reconhecida em qualquer ambiente, pois, seu formato, é visivelmente um L.

Sendo uma variação da escada reta, as escadas em L possuem um patamar ou um leque com degraus triangulares em transição que permite a escada mudar de direção em 90º para um dos lados.

projeto-escadas-tipos-l

As escadas em L fabricadas pela Jc Serralheria podem ser instaladas em áreas centrais dos ambientes, ou nos cantos, tudo dependerá do projeto, espaço disponível e arquitetura do ambiente.

Os tipos de escadas de ferro em L são uma ótima opção para ser utilizada em residências, e empresas, já que o produto pode ser personalizado com forme a necessidade do cliente.

Este modelo de escada de metálica é facilmente adaptado em espaços pequenos, quinas de paredes e espaços abertos.

A Serralheria Porto Alegre JC trabalha como diversos tipos de escadas de ferro, e coloca a sua disposição os melhores preços do mercado quando o assunto é escadas em L para residências, empresas ou condomínios.

Veja alguns modelos de escada em L para se inspirar.

Escadas de ferro em U

A escada em forma de U é um dos tipos de escadas mais versáteis e confortáveis destinados a residências. Saber escolher corretamente este modelo de escada é primordial, afinal a este tipo de escada metálica oferece forte apelo estético e ajuda a valorizar os ambientes.

As escadas fabricada em forma de U, quando visualizadas em planta baixa, possuem o formato semelhante a letra U, por isto domina este nome.

As escadas em U também podem ser instaladas na parte central da casa, para dividir dois cômodos, ou fixadas em um canto na parede.

imagem-escadas-em-U

A Serralheria JC Fabrica e instala escadas metálicas em U, com um, dois ou mais patamares, onde tudo depende do espaço disponível, projeto e objetivo do cliente.

As escadas fabricadas seguindo o modelo em U é extremamente versátil e pode ser aplicada em diversos ambientes com diferentes dimensões. Este estilo vai bem com inúmeros projetos de decoração, indo do minimalista ao contemporâneo.

Além disso, é uma das escadas com maior conforto, já que seu patamar facilita bastante a subida e descida, o que deixa a escada menos cansativa.

Outra vantagem é que a escada com a forma em U permite ter uma forma mais compacta e otimizar pequenos espaços.

Veja alguns modelos de escadas metálicas em U

Escadas Caracol

Precisando de uma escada caracol para seu estabelecimento comercial ou residencial? A JC Serralheria Porto Alegre se especializou na fabricação de escadas caracol com diferentes e modelos, e materiais.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, uma escada caracol ou espiral como também é conhecida, não precisa ser aquele tipo de escada desconfortável e estreita.

Para te ajudar a projetar e instalar uma escada modelo caracol, a empresa fabricante de escadas de ferro em Porto Alegre coloca a sua disposição os melhores serralheiros especializados na montagem de escadas metálicas.

imagem-escadas-caracol

A junção das escadas em ferro com diferentes materiais e acabamentos proporcionam para os ambientes, modernidade e requinte através de uma escada caracol de ferro.

Em geral, uma escada fabricada no modelo caracol é uma das melhorres alternativas para ambientes pequenos, que precisam interligar dois pavimentos ou mais.

Independente dos materiais utilizados para dar acabamento de uma escada caracol, ela acrescenta muito charme para os locais onde são instaladas.

Onde instalar uma escada do tipo caracol?

Mais adequada para espaços pequenos, a escada em caracol ou espiral como também é conhecida permite sua instalação em cantos desocupados, tanto em ambientes internos e externos.

Para residências menores, trata-se de uma ótima opção para economizar espaços e se afastar de escadas retas ou em forma de L que por sua vez são mais longas e ocupam mais espaço.

Além disso, um aspecto importante da escada em caracol é que costuma ser fácil de fabricar, e possui instalação agilizada.

Elementos que fazerm parte de uma escada modelo caracol

  • Degrau: esse é fácil! O degrau é aquela parte em que pisamos.
  • Coluna: a coluna também é chamada de eixo central, e é o pilar que dá sustentação aos degraus e a toda a estrutura da escada espiral.
  • Patamar: é a parte em que a escada chega, ou seja, a parte reta e sem degraus.
  • Grade do patamar: também conhecida como guarda-corpo é a proteção que fica no patamar.
  • Montante: é a grade de proteção ao lado dos degraus, e que também é chamado de guada-corpo.
  • Corrimão: é a base que se estende pela escada e garante o apoio para quem está subindo ou descendo os degraus.

Conheça alguns tipos de escadas caracol

  • Escada em leque
  • Escada em cascata
  • Escada circular

Tipos de escada ferro como escolher o melhor modelo

O modelo de uma escada metálica é classificada conforme o desenho formado pela estrutura da escada, corrimão, guarda corpo e o formato dos degraus.

As escadas de ferro e seus tipos atendem a diversos projetos, proporcionando ambientes modernos e aconchegantes até para pequenos espaços comerciais e residenciais.

Uma escada metálica quando bem projetada destaca-se na arquitetura do ambiente, trazendo inovação, design e modernidade para os espaços onde são instaladas.

A JC Serralheria trabalha com escadas metálicas  escadas de ferro mistas, realizamos desde o projeto, montagem e instalação em todo o estado do Rio Grande sul.

Para escolher o melhor tipo de escada de ferro, deve estar atento a arquitetura do local, cada ambiente é tratado de maneira diferente na hora escolher o melhor modelo de escada de ferro.

Ao longo do texto entraremos em mais detalhes sobre os tipos de escadas metálicas para residências e estabelecimentos comerciais.

Como dever ser uma estada de ferro:

como-deve-ser-uma-escada-de-ferro

Como sabemos para quase tudo na construção civil existe uma NBR para seguir como base, e nas escadas de ferro não poderia ser diferente.

Vejamos alguns detalhes técnicos que não podem ser ignorados na hora de construir uma escada metálica.

Seja qual for o tipo de escada ferro escolhido, o primeiro detalhe a ser calculado na hora de projetar é a altura do degrau da escada, esse passo é fundamental para se ter uma subida e descida confortável.

Altura ideal para um degrau de escada de ferro: Fica entre 17,5 cm a 19,5 cm, sendo o ideal ficar no meio-termo, entorno de 18,5 cm que é uma altura confortável e segura para quem transita pela escada metálica.

Pisada e largura do degrau: Também conhecido como piso, é onde apoiamos os pés para subir e descer a escadas de ferro, nesse quesito temos mais liberdade para projetar, podendo escolher conforme o espaço disponível para instalar uma escada metálica.

Nas escadas metálicas é de rotina escolher medidas entre 25 cm a 29 cm de largura para a pisada do degrau, claro que isso pode variar conforme o espaço disponível.

Porém, o ideal é ficar com degraus possuindo largura de 28 cm, deixando a escada mais confortável e segura para todos.

Largura básica para as escadas metálicas: Quando estamos para fabricar uma escada de ferro, pensamos e em todos os aspectos construtivos, necessidades do cliente e espaço disponível para que passamos instalar uma escada conforme o tipo de escada escolhida.

Portanto, conforme, o modelo de escada é possível adaptar para se tenha uma largura mínima entre 0,80 cm e 1,00 metro de largura para ficar nas normas técnicas e de segurança exigidas pela NBR 9050:2020.

Resumo geral: Como foi visto devemos ficar atentos na hora de escolher o modelo de uma escada ideal, porém, lebre-se sempre da regra.

  • Altura dos degraus entre 17,5 cm e 19,cm;
  • Largura da pisada no degrau entre 25 e 29 cm;
  • Lugara mínima da escada 0,80 cm;

Seguindo essa regra é possível aquirir escadas metálicas confortáveis e dentro das normas técnicas exigidas.

Escadas de ferro preço

Precisando saber o preço de uma escada de ferro? Entre em contato com a JC Serralheria e solicite seu orçamento grátis com melhor custo-benefício do mercado.

Trabalhamos com escadas caracol, escadas em L, escadas em U, escadas em leque e escadas em cascatas, faça seu orçamento agora e gaaranta o melho preço em cadas de ferro na região de Porto Alegre.

Veja mais serviços

Solicitar Orçamento

Preencha as informações solicitadas abaixo que entraremos em contato

Open chat